Logo Baru Observatório

Quais os limites da inovação? SpaceX deixa rastro de destruição no meio ambiente

Duas horas após o lançamento, uma equipe da SpaceX, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e um grupo de conservação investigou o impacto no habitat de aves migratórias ao redor do local de lançamento.

10 de julho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O jornal Estado de São Paulo publicou a matéria 'Na busca pelo espaço, SpaceX deixa rastro de destruição no meio ambiente', que desperta a atenção do leitor para os limites que precisam ser impostos diante dos avanços tecnológicos e da eterna corrida espacial. Segundo detalha a matéria, o lançamento do Starship de Elon Musk, o maior foguete já construído, foi considerado um grande avanço para a SpaceX e o programa espacial dos Estados Unidos. No entanto, duas horas após o lançamento, uma equipe da SpaceX, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e um grupo de conservação investigou o impacto no habitat de aves migratórias ao redor do local de lançamento.

Eles encontraram uma grande explosão de barro, pedra e detritos em chamas, além de pedaços de chapas metálicas e isolamento espalhados em um parque estadual, e um pequeno incêndio que carbonizou parte do campo. O impacto no ambiente natural foi significativo. Justin LeClaire, biólogo de vida selvagem da Coastal Bend, observou a destruição de todos os nove ninhos de pássaros registrados antes do lançamento, com gemas de ovos espalhadas pelo chão.

Em pelo menos 19 ocasiões desde 2019, as operações da SpaceX em Boca Chica causaram incêndios, vazamentos e explosões, resultando em danos ambientais. Esses incidentes destacam o desafio de equilibrar o progresso tecnológico e econômico com a proteção de ecossistemas delicados e comunidades locais.

A influência de Musk nas aspirações espaciais dos Estados Unidos tem gerado preocupações entre membros do Congresso e autoridades do governo de Joe Biden. O governo dos Estados Unidos depende cada vez mais da SpaceX para operações espaciais comerciais e planos de viagem para a Lua e Marte, amplificando as tensões entre o progresso espacial e a preservação ambiental.

Leia a matéria completa no link: Na busca pelo espaço, SpaceX deixa rastro de destruição no meio ambiente - Estadão (estadao.com.br)

Foto: Complexo Starbase no Texas. O local tem uma instalação de fabricação de foguetes três quilômetros para o interior e uma plataforma de lançamento perto da praia de Boca Chica, cercada por parques estaduais. Foto: Meridith Kohut/The New York Times

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.