Olá, sou Letícia Jury, jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e cientista social pela Faculdade Única de Ipatinga. Possuo mestrado em Comunicação pela UFG e atualmente sou doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e tenho como orientadora a professora doutora em Biologia (UFG) Josana de Castro Peixoto.
Apresento o Baru, fruto da minha pesquisa de Doutorado, que traz entrevistas exclusivas que destacam iniciativas de proteção do Cerrado e da sua rica biodiversidade, saberes e tradições locais, e muitos outros temas relacionados ao bioma.
No link Observatório, compartilhamos matérias publicadas na imprensa goiana. Nosso objetivo é divulgar as iniciativas locais que buscam promover um jornalismo ambiental comprometido com as questões pertinentes ao Cerrado. Sempre compartilhamos o link do veículo para que o leitor possa ler o texto na íntegra!
O nome "Baru" foi escolhido por representar uma espécie típica do Cerrado brasileiro, uma árvore nativa adaptada às condições desse bioma, um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. O Baru desempenha um papel fundamental no ecossistema do Cerrado, fornecendo alimento e habitat para diversas espécies de fauna e flora, além de ser considerado uma espécie-chave para a regeneração natural do bioma, devido à alta capacidade de germinação e dispersão de suas sementes.