Logo Baru Observatório

“Brasil na Presidência do G20” é traduzido para o idioma Guarani.

O livro digital foi lançado pelo Governo Federal na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília, durante a cerimônia de encerramento da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), dissolvido na gestão anterior e reinstituído pelo presidente Lula. Traduzido pelo diretor do Departamento de Línguas e Memórias Indígenas do Brasil do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eliel Benites, do povo Guarani-Kaiowá, o e-book traz a história, países-membros e funcionamento das trilhas de Finanças e de Sherpas que integram o grupo, assim como as responsabilidades e detalhes da presidência brasileira.

20 de abril de 2024

Compartilhe nas redes sociais

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou do lançamento do e-book "Brasil na Presidência do G20", traduzido para o idioma Guarani, em uma iniciativa para valorizar as línguas indígenas e levar o debate internacional sobre a preservação da identidade desses povos. O Brasil preside o G20, grupo que reúne as principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento do mundo, até novembro de 2024. O e-book foi lançado durante a cerimônia de encerramento da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista, reinstituído na gestão anterior.

O livro digital, traduzido por Eliel Benites, do povo Guarani-Kaiowá, traz a história, países-membros e funcionamento das trilhas de Finanças e de Sherpas do G20, assim como as responsabilidades e detalhes da presidência brasileira. A iniciativa busca trazer a importância das línguas indígenas no âmbito do G20 e incorporar o pensamento e a cosmologia dos povos indígenas nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. No Brasil, existem mais de 274 línguas indígenas faladas, ilustrando a diversidade dos mais de 305 povos que vivem no país.

O lançamento do e-book faz parte dos esforços do Governo Federal para promover a cultura e os direitos dos povos indígenas, incluindo a homologação de Terras Indígenas e o lançamento do Selo Indígena do Brasil para a identificação de produtos de origem étnica indígena. A Funai desempenha um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no Brasil, sendo parte das ações para preservar suas culturas e tradições.

Fonte: FUNAI
 

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.