Logo Baru Observatório

Engajamundo publica artigo sobre a Juventude no contexto das mudanças climáticas

Texto publicado no portal O Eco destaca que com um aumento de 78% no eleitorado jovem desde as últimas eleições municipais, o voto consciente da juventude tem poder decisivo para influenciar o futuro político e climático do Brasil.

18 de setembro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O Portal O Eco publicou um artigo na coluna 'Engajamundo' intitulado "Dia Internacional da Juventude: o que esperar para o futuro climático nas eleições municipais de 2024?", que foi escrito por Gab Borges, Jarê Aikyry e Ludivisk Nascimento. O texto inicia com alguns questionamentos como quem tem o direito de viver a juventude em meio à crise climática? Com a sobrevivência se impondo como prioridade, como os jovens podem construir seus mundos e criar cultura?

Os autores citam que no Brasil, 50 milhões de jovens veem seus direitos enfraquecidos pelas mudanças climáticas, como alerta a UNICEF e destacam que políticas públicas federais, de 2013 a 2021, têm limitado os direitos da juventude ao trabalho e à profissionalização, deixando de lado investimentos em cidadania, participação social e meio ambiente. No entanto, a juventude brasileira tem se destacado, com um aumento de 78% no eleitorado jovem e protagonismo no voto consciente para as eleições municipais de 2024.

Neste sentido os autores alertam que com o aumento dos desastres climáticos ao redor do mundo, torna-se urgente discutir a adaptação qualificada de cidades e territórios. Se não é mais possível zerar os impactos das mudanças climáticas, a solução está em antecipar desastres e preparar os territórios com tecnologias e soluções que minimizem os danos. A juventude, como atores políticos, desempenha um papel crucial na reivindicação de uma adaptação climática justa para o Brasil.

Vale a pena ler a matéria completa no link: Dia Internacional da Juventude: o que esperar para o futuro climático nas eleições municipais de 2024? - ((o))eco (oeco.org.br)

Foto: Engajamundo

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.