A professora Poliene Soares dos Santos Bicalho, doutora em História Social pela UNB, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado, na Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da UEG, e líder do Grupo de Pesquisa Cerrado, Ambiente e Cultura, certificado pelo CNPq, é a organizadora do livro Desconstruindo o Racismo contra os Povos Indígenas no Brasil, lançado em 2022.
Como ela explica na apresentação da obra, a iniciativa surgiu da preocupação com o desrespeito contínuo enfrentado pelos povos indígenas, que seguem sendo vítimas de agressões físicas e morais marcadas por preconceito e racismo. "Essa realidade reflete o desconhecimento sobre a diversidade cultural e linguística dos mais de 305 povos indígenas brasileiros, falantes de 274 línguas distintas. Reconhecendo essa lacuna, o projeto busca conscientizar a sociedade sobre a riqueza sociocultural indígena e a necessidade de respeito mútuo", detalha.
Segundo a apresentação da obra, o manual didático resultante deste projeto foi elaborado com a participação direta de representantes indígenas dos povos Iny~, A’uwe, Ãwa, Kanela e Tapuia, representados por Cláudio Wadxuhikãnã Nascimento Brito Kanela, Cristovão Tserero’odi Tsoropre, Eunice da Rocha Moraes Rodrigues, Kamutaja Silva Ãwa, Sinvaldo Oliveira Saraiva Wahuka e Vanessa Hãtxu de Moura Karajá, que contribuíram com relatos e a identificação de termos racistas comuns, discutidos em reuniões virtuais durante a pandemia de Covid-19.
Destinado a escolas, universidades e à comunidade em geral, o material tem como objetivo promover um olhar mais respeitoso e a valorização dos povos indígenas, além de inspirar a criação de políticas públicas e leis que ajudem a desconstruir práticas e conceitos racistas enraizados na sociedade brasileira. Durante todo o mês de dezembro, o Baru Observatório de Jornalismo Ambiental irá apresentar temas discutidos na obra, que está a venda online na Amazon, Estante Virtual, Livraria da Travessa e muitos outros portais.