Logo Baru Observatório

Cinema indígena em foco

Mostra inédita e gratuita em São Paulo vai apresentar a produção realizada por cineastas de diversos povos indígenas do Brasil.

22 de abril de 2025

Compartilhe nas redes sociais

A mostra inédita Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena apresenta gratuitamente, em São Paulo, uma seleção de 33 filmes criados por cineastas de diversos povos indígenas do Brasil. Com obras que incluem documentários, filmes experimentais e performances, o evento destaca o protagonismo indígena na produção audiovisual, reunindo representantes de etnias como Maxakali, Yanomami, Guarani, Tupinambá, Huni Kuin, Kayapó, entre outras. Os filmes abordam temas como terra, território, rituais e a relação com a natureza, sempre a partir da perspectiva dos próprios povos. A curadoria é de Olinda Tupinambá e Júnia Torres, e a mostra inclui os primeiros filmes dirigidos por mulheres Yanomami.

A programação, que vai de 26 de abril a 25 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo, está dividida em 17 eixos temáticos e oferece também atividades paralelas, como mesa-redonda com curadoras e cineastas, e sessões comentadas. Após a exibição em São Paulo, a mostra seguirá para o CCBB do Rio de Janeiro, onde será exibida de 14 de abril a 12 de maio. A iniciativa valoriza a autorrepresentação indígena no cinema e contribui para ampliar o diálogo sobre diversidade cultural e direitos dos povos originários. 

 

© 2025 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.