Logo Baru Observatório

Humanidade tem 2 anos para salvar o planeta, diz chefe do clima da ONU

"Ainda temos uma chance de fazer com que as emissões de gases de efeito estufa caiam, com uma nova geração de planos climáticos. Mas precisamos desses planos agora", disse Simon Stiell

18 de julho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Governos, líderes empresariais e bancos de desenvolvimento têm apenas dois anos para agir e evitar uma mudança climática muito pior, alertou Simon Stiell, chefe do clima da ONU, destacando que o aquecimento global está perdendo espaço na agenda política. Os cientistas afirmam que reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 é crucial para impedir um aumento de mais de 1,5ºC nas temperaturas globais em relação aos níveis pré-industriais, o que poderia desencadear um clima mais extremo.

No entanto, as emissões mundiais de CO2 relacionadas à energia atingiram um nível recorde no ano passado, e os compromissos atuais praticamente não reduziriam as emissões globais até 2030. Stiell enfatizou que os próximos dois anos são essenciais para salvar o planeta, afirmando que "ainda temos uma chance de reduzir as emissões de gases de efeito estufa com uma nova geração de planos climáticos nacionais, mas precisamos desses planos mais fortes, agora".

Leia a matéria completa no link - Humanidade tem 2 anos para salvar o planeta, diz chefe do clima da ONU (forbes.com.br)

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.