Logo Baru Observatório

Já ouviu falar em Agricultura Espacial?

Revista FAPESP traz matéria sobre pesquisadores brasileiros, que investigam o crescimento de plantas fora da Terra

20 de junho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

A edição do mês de maio da Revista FAPESP, que é publicada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, trouxe a matéria 'Rumo à nova fronteira agrícola'. Segundo a notícia,  cerca de 40 pesquisadores brasileiros de 13 instituições formaram uma rede informal para avançar na agricultura espacial, uma área ainda pouco explorada no país.

Esse projeto ganhou impulso após a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira assinarem um protocolo de intenções em setembro de 2023, com foco no crescimento de plantas no espaço e contribuindo para o programa Artemis da Nasa. O Brasil, que aderiu aos Acordos Artemis em 2020, agora integra uma iniciativa que visa construir uma base na Lua como primeiro passo para uma missão tripulada a Marte, em meio à nova corrida espacial, especialmente com a China.

A publicação destacou que um dos grandes desafios das missões espaciais de longa duração é a produção de alimentos frescos em ambientes extraterrestres. Pesquisas da Nasa aprimoraram o uso de luzes LED em estufas lunares e marcianas e na agricultura em ambientes controlados. Na Estação Espacial Internacional, astronautas já cultivam e consomem diversos vegetais graças a sistemas como o Veggie e o Hábitat Avançado de Plantas. Os pesquisadores brasileiros, reconhecidos pela expertise em agricultura, pretendem contribuir significativamente para o programa Artemis, como destaca a engenheira-agrônoma Alessandra Fávero, da Embrapa Pecuária Sudeste.

Leia a reportagem completa no link: Pesquisadores brasileiros investigam o crescimento de plantas fora da Terra : Revista Pesquisa Fapesp

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.