Logo Baru Observatório

Chineses conhecem a gestão de parques ambientais em visita a Goiás

Está prevista a visita dos chineses ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) no dia 11 de julho, onde assistem à apresentação da Semad sobre as 24 unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás.

Um placeholder qualquer

10 de julho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Uma comitiva formada por seis representantes do governo da China chega a Goiás para trocar conhecimento sobre gestão de parques estaduais e demais unidades de conservação. Integram a comitiva Tian Jianhui, vice-líder do Departamento Provincial de Florestas e Pastagens de Hebei; Sun Shutang e Di Taichang, ambos da Divisão de Prevenção ao Fogo do departamento; Zhang Xuesong, diretor do Departamento Municipal de Recursos Naturais e Planejamento de Baoding; Cui Ju, diretor do Departamento Municipal de Florestas e Pastagens da Cidade de Zhangjiakou; e Li Jian, diretor do Departamento de Florestas e Pastagens da Cidade de Chengde.

Está prevista a visita dos chineses ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) no dia 11 de julho, onde assistem à apresentação da Semad sobre as 24 unidades de conservação administradas pelo Governo de Goiás. A comitiva fará um passeio pelo parque para conhecer fitofisionomias do Cerrado e ter a oportunidade de ver uma amostra do trabalho de preservação do bioma Cerrado. No dia seguinte, o grupo conhecer o monitoramento da vegetação e de incêndios, na sala de situação da Defesa Civil, em Goiânia.

Intercâmbio
Goiás e Hebei começaram suas relações em 1993, com a visita do então vice-governador, Maguito Vilela, à China. Em 1999, foi assinado um acordo de estados-irmãos. Esse intercâmbio se ampliou nos últimos anos. As principais áreas de parceria são a Educação (UEG tem acordos firmados e a UFG sedia um instituto Confúcio com a ajuda de Hebei, por exemplo), indústria, comércio, cultura e agricultura.

Veículos de comunicação da China reportam que, na área ambiental, uma das maiores conquistas da província nos últimos anos foi tornar o ar mais limpo. Entre 2013 e o ano passado, a concentração média de PM2,5 (partículas finas) caiu de 104 para 38,8 microgramas por metro cúbico, uma queda de 62,7%. Hebei é um importante polo de agricultura e da indústria siderúrgica do país, e está no centro de uma política de recuperação ambiental promovida pelo governo nacional em anos recentes.

Fonte: SEMAD/Governo de Goiás

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.