Logo Baru Observatório

Livro traz reflexão etnobotânica por meio da música

“Da manga-rosa quero gosto e o sumo/ Melão maduro, sapoti, juá". Obra de Ricardo Viani reúne música, pesquisa e fotografia para ressaltar a beleza e importância das árvores

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

22 de julho de 2024

Compartilhe nas redes sociais

Ricardo Augusto Gorne Viani é um engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. No ano passado ele lançou o livro 'As árvores e a música brasileira'. Como ele bem explica na apresentação da obra, o objetivo foi explorar as principais espécies de árvores mencionadas na música popular brasileira, por meio da compilação de canções que as citam.

Por mais científica que seja, é uma obra cultural que revela parte da história musical do Brasil relacionada à natureza. Apresenta inicialmente canções que abordam árvores de maneira geral, seguidas de descrições detalhadas das árvores mencionadas na música brasileira, com imagens e comentários sobre trechos das canções. O autor explica que a obra visa conectar os apreciadores da música e cultura popular com o conhecimento sobre árvores. A música combate, em sua avaliação, a "cegueira botânica" e promove a valorização da natureza.

Ainda na apresentação da obra, Viani diz que para aqueles que já têm conhecimento sobre árvores, o livro permite que conheçam a diversificada música popular brasileira e sua rica cultura, amplie seu apreço por novos artistas e sons. O livro também oferece uma reflexão etnobotânica, destaca como as canções e a população brasileira interpretam as árvores e a natureza, contribui para uma melhor compreensão e valorização da biodiversidade e do patrimônio cultural do país.

Quer conhecer a obra? Basta acessar o link: IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.