Logo Baru Observatório

G20: ministro ressalta papel da agroecologia na transição climática

Teixeira também destacou a importância de levar avanços científicos para o campo, conectando a pesquisa acadêmica às práticas agrícolas.

18 de novembro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O Brasil apresentou uma redução de 12% na emissão de gases de efeito estufa em 2023 e busca ampliar esse resultado com o uso de 28 milhões de hectares de pastos degradados, aumentando a produção de alimentos sem desmatamento. Durante o G20 Social, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, destacou o papel da tecnologia e os investimentos na agricultura de baixo carbono para transformar a matriz agrícola do país em uma atividade mais sustentável e regenerativa.

Teixeira ressaltou que a recuperação de pastagens degradadas não só beneficia o meio ambiente, mas também possibilita a geração de créditos de carbono. Ele enfatizou a necessidade de investir em tecnologia e ciência para promover uma agricultura baseada na bioeconomia e agroecologia, reduzindo a dependência de insumos químicos e agrotóxicos.

O ministro defendeu a restrição de crédito a produtores que desmatam ou queimam áreas na Amazônia, propondo que os financiamentos sejam direcionados à agricultura de alta produtividade e que contribua para a recuperação ambiental. Para ele, é fundamental alinhar o sistema financeiro a práticas agrícolas sustentáveis.

Teixeira também destacou a importância de levar avanços científicos para o campo, conectando a pesquisa acadêmica às práticas agrícolas, como parte de uma estratégia ampla para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável no setor rural brasileiro.

Leia a matéria completa: G20: ministro ressalta papel da agroecologia na transição climática | Agência Brasil

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.