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Que tal incluirmos a discussão sobre o meio ambiente em nossas aulas, não importa a disciplina que estamos ensinando? Na aula de Fotografia, além de falarmos sobre a narrativa e a linguagem fotográfica, refletimos sobre o Cerrado.

Um placeholder qualquer

05 de abril de 2024

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Letícia Jury

Sou professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Fotografia da Uniasselvi. Na noite da última quinta-feira, 4, enquanto ministrava o conteúdo sobre narrativa fotográfica para os alunos de Fotografia, apresentei esta foto, que está no banco de imagens gratuito do Canva. Incentivei os alunos a opinar sobre vários aspectos, incluindo o cenário, o significado, a composição e o fundo da imagem desfocado. Até que começamos a analisar a ave. Neste momento, foram muitas as observações, desde o olhar até as penas das costas e o bico.

Naquele momento, mais do que falar sobre fotografia, estávamos também discutindo sobre natureza, biodiversidade, aves e o Cerrado. Os alunos moram em diferentes estados brasileiros, e nos conectamos por meio desta potencialidade e grandiosidade que se chama Educação à Distância. Lembro-me de quando criança, cadastrei-me no portal da Fundação Roberto Marinho em um programa chamado Ciranda da Ciência. Todo mês, eu recebia apostilas de cursos de pesquisas científicas pelos Correios. Mal podia imaginar que naquela época, na década de 90, aquilo seria o embrião de uma educação que rompe fronteiras físicas.

Fazendo um recorte neste momento de digressão e saudosismo, é importante citar que o Instituto Universal Brasileiro foi criado em 1941, sendo uma das primeiras escolas de ensino a distância do país e tendo uma enorme influência na educação nas décadas de 60 a 80.

Voltando à aula de fotografia e à ave, foi importante compartilhar com os alunos que o Cerrado é conhecido por sua vasta biodiversidade, abrigando uma grande variedade de aves que desempenham papéis cruciais no ecossistema. Elas são excelentes indicadoras da saúde ambiental e refletem as condições do habitat em que vivem. Sua presença e diversidade são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico, contribuem para a dispersão de sementes, controle de pragas e polinização de plantas.

Dentre as aves mais emblemáticas do Cerrado estão o tucano, o carcará, o gavião-carijó e o joão-de-barro, cada um desempenhando um papel único na dinâmica do ecossistema. O tucano, por exemplo, é um importante dispersor de sementes de árvores frutíferas, enquanto o carcará atua no controle populacional de roedores e animais mortos, ajudando na reciclagem de nutrientes.

No entanto, o Cerrado e suas aves enfrentam sérios desafios devido à perda de habitat, fragmentação do ambiente e mudanças climáticas. A expansão agrícola, a pecuária e o desmatamento têm impactado negativamente as populações de aves, colocando em risco a biodiversidade única do bioma.

É interessante compreender que uma aula de fotografia, sobre narrativas fotográficas e linguagens das imagens pode proporcionar conhecimento além do conteúdo em si. Para os professores que estão lendo este texto, que tal experimentar isso em sala de aula? É fundamental inserir um pouco de conhecimento ambiental em suas disciplinas, independentemente da matéria. E que possamos observar com mais atenção o mundo ao nosso redor. 

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