Arte indígena denuncia invasão urbana
A mostra, que esteve em cartaz na instituição em 2022, pode ser conferida gratuitamente no site.
12 de janeiro de 2025
Compartilhe nas redes sociais
A exposição virtual Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé, no Museu das Culturas Indígenas (MCI), explora a ameaça aos territórios originários e a presença indígena nas cidades. Com fotos, pinturas, vídeos e instalações, a mostra aborda temas como demarcação de terras, deslocamentos e segregação étnica, especialmente dos Guarani em Porto Alegre (RS). As obras, disponíveis gratuitamente online, denunciam a expansão urbana que devora terras e vidas indígenas, evidenciada por cercas que simbolizam a asfixia e a violência da ocupação.
Com uma estética contemporânea de arte urbana, Xadalu reflete sobre o impacto da especulação imobiliária e a invisibilidade dos povos originários no contexto urbano. Integrando o circuito inaugural do MCI em 2022, o artista utiliza serigrafia, fotografia e objetos para expor o embate cultural entre indígenas e a sociedade ocidental, ressaltando a urgência de dar visibilidade à diáspora e resistência dos povos indígenas.
Leia a matéria completa no link: Museu das Culturas Indígenas exibe virtualmente a exposição Invasão Colonial, de Xadalu Tupã Jekupé - Museu das Culturas Indígenas