Logo Baru Observatório

Museu da UFG lança Observatório dos Povos Indígenas de Goiás

Observatório visa monitorar e promover os direitos humanos dos povos indígenas em Goiás. Iniciativa busca integrar esforços acadêmicos, comunitários e governamentais para a proteção dessas populações.

18 de dezembro de 2024

Compartilhe nas redes sociais

O portal da UFG publicou matéria sobre o lançamento realizado pelo Museu Antropológico da UFG, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, do Observatório dos Povos Indígenas de Goiás, com o objetivo de promover e monitorar os direitos humanos das populações indígenas no estado. A cerimônia foi realizada na sede do MA, no Câmpus Colemar Natal e Silva, e o projeto é coordenado por Manuel Ferreira Lima Filho e Pedro Wilson Guimarães, com apoio de diversas instituições, dentre elas o Ministério da Educação e a Fundação RTVE.

De acordo com a UFG, o Observatório será um canal de diálogo entre as comunidades indígenas, a sociedade civil e as instituições públicas, com foco na proteção e visibilidade dos direitos dos povos Iny Karajá, Tapuia e Avá Canoeiro, além de outras etnias presentes em Goiás. A iniciativa também visa beneficiar um total de 19.517 indígenas, conforme o censo de 2022, e terá um impacto significativo na inclusão social e valorização dos saberes do Cerrado.

Manuel Ferreira Lima Filho destacou que o projeto tem uma forte vocação extensionista, buscando integrar esforços acadêmicos, comunitários e governamentais na defesa dos direitos indígenas. Ele ressaltou a importância do Museu Antropológico na promoção desse diálogo e na contribuição para a proteção dos povos indígenas, alinhando a UFG aos esforços nacionais para garantir seus direitos.

Leia a matéria completa no Museu Antropológico lança Observatório dos Povos Indígenas de GO | UFG - Universidade Federal de Goiás

© 2024 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.