Multinacional Outokumpu rompe com a Vale
Siderúrgica finlandesa encerra compra de níquel devido à contaminação do rio Cateté. Relatório aponta impactos graves na Terra Indígena Xikrin
18 de dezembro de 2024
Compartilhe nas redes sociais
Murilo Pajolla publicou a matéria 'Multinacional europeia deixa de comprar da Vale por caso de contaminação de rio', no Repórter Brasil. Segundo o texto, a siderúrgica finlandesa Outokumpu encerrou a compra de níquel da mina Onça Puma, operada por uma subsidiária da Vale na Serra dos Carajás (PA), devido a suspeitas de contaminação do rio Cateté por metais pesados. O rio, que atravessa a Terra Indígena Xikrin do Rio Cateté, foi apontado em investigações como severamente impactado pelas atividades da mineradora, afetando diretamente os povos indígenas da região.
A decisão foi detalhada no relatório “Em busca de justiça”, lançado pela organização finlandesa Finnwatch com apoio da Repórter Brasil. A Finnwatch monitora violações de direitos humanos em cadeias produtivas globais e, em parceria com a Repórter Brasil, já havia revelado em 2021 os danos socioambientais causados pela mina Onça Puma, incluindo a persistente contaminação do rio Cateté, confirmada por indígenas e pesquisadores.
Leia a matéria completa no link: Multinacional rompe com Vale por caso de contaminação de rio